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VALUATION - Gerando Valor ao Seu Negócio

VALUATION - Gerando Valor ao Seu Negócio

27/07/2017 - Artigos

No ambiente empresarial, existe um alto nível de competitividade que não está simplesmente ligado ao acréscimo da participação do mercado ou alcance a um determinado grupo de clientes. A competitividade no mundo contemporâneo se estende para os momentos de obtenção de capital e recursos financeiros para as companhias. 

É necessário que estas empresas ofereçam um retorno que recompense os riscos enfrentados pelos investidores, ou seja, gerar valor, para que dessa maneira possa atraí-los. A principal meta da organização em uma gestão baseada no valor é a maximização de riqueza para os acionistas. 

Em tempos em que até mesmo as certezas são incertas, a crescente preocupação com o amanhã, nos leva a entender que o momento de planejar, decidir e agir deve ser agora. Na visão do empresário, executivo ou gestor, projeções sobre resultados podem ser diversificados, mas em todos os casos, após longas análises e discussões, uma dúvida permanece sem resposta, afinal qual o reflexo das possíveis decisões no valor do meu negócio? 

Diante das diversas possibilidades de negócios, o empresariado em geral tem a tendência de apresentar este ambicioso questionamento pois, em última análise, a geração de valor é o que interessa! 

De maneira eficaz, podemos responder a este questionamento analisando o reflexo das decisões presentes a médio e longo prazo. Estas análises quando consolidadas resultam em uma ferramenta de gestão, denominada Valuation, capaz de evidenciar a criação de valor ao negócio. 

Valuation pode ser definido como processo de se estimar o valor de uma empresa de forma sistematizada, utilizando-se do modelo quantitativo e metodologia convencional. Tal ferramenta se baseia em estimativas e envolve certa dose de subjetividade no julgamento profissional, tanto do avaliador quanto do empreendedor, de modo a especificar e eleger premissas que seriam consideradas razoáveis. 

A prática do Valuation consiste não só em identificar um intervalo de preço, para negociação de uma empresa ou ativo, mas também possibilitar a geração de valor ao negócio. Ao analisar os reflexos gerados pelos indicadores e premissas aplicadas ao modelo, é possível dimensionar a geração de valor ao negócio, geração essa proveniente de decisões que são sustentadas por diversos aspectos vinculados ao negócio. 

Logo Valuation é uma ferramenta indispensável ao gestor que busca analisar seriamente quais são os fatores que apresentam impacto relevante para a criação de valor ao Negócio. 

O Gestor de alto nível deve ter foco nas análises setoriais e comportamento do negócio, deve se atentar ao nível de relacionamento com clientes e fornecedores, e ainda observar o movimento dos concorrentes, atuais e possíveis players, sempre com objetivo de se munir de informações que justificam as possibilidades de projeções futuras. 

Uma análise bem fundamentada tende a apresentar aspectos relevantes para a maximização de valor. Fatores como investimentos de baixo retorno, ineficiência operacional e ameaças de produtos substitutos, são identificadas nesta etapa, bem como a força de penetração em novos mercados, potenciais sinergias com parceiros e ganho de escala. Ou seja, informações que geram opções de caminhos e escolhas a serem seguidos pela companhia, na busca da maximização de valor. 

Não importa em qual etapa do ciclo de vida uma empresa se encontra, seja ela uma Startup, empresa em maturidade ou em fase de declínio. Valuation é definitivamente uma ferramenta de gestão que contribui com a geração de valor. Em qualquer fase que a sua empresa esteja, o Valuation tende auxiliar na geração de valor ao negócio, visto que, a sua essência será a mesma: trazer uma visão, de maneira sólida e objetiva, apresentando caminhos diversificados e oportunidades ainda não exploradas, que poderão gerar valor ao negócio a médio e longo prazo. 

- Fase startup, identificar o potencial do negócio;
- Fase desenvolvimento, confrontar o projetado com o realizado, identificar oportunidades de melhoria e diversificação dos caminhos;
- Fase de maturidade, analisar a potencialidade do crescimento constante, identificar os riscos existentes;
- Fase de declínio, identificar novas oportunidades de escolhas, proporcionar base para tomada de decisão assertiva.

O futuro é incerto, mas a sua decisão no negócio não precisa ser. Utilize-se do Valuation como ferramenta de gestão, que oferece base para análises mais profundas da sua empresa e permite avaliar se as decisões planejadas ou executadas geram, ou não, valor ao seu negócio.

Por Edilson Júnior e Jhonatan Nascimento.

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